Gostaria de saber escrever bem, ainda
assim vou tentar pôr em palavras a revolta e indignação que o comercial da “Promoção
Escolha Fácil PEUGEOT” provoca em mim.
Em 1976, Gerson, o
"Canhotinha de Ouro", campeão do mundo em 1970 protagonizava a
propaganda de cigarro Vila Rica, criada pela Caio Domingues & Associados, dirigida
por José Monserrat Filho, cujo texto dizia: "Por
que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro?
Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila
Rica!" Isso virou bordão recorrente entre a população que, se justo ou
não, ficou conhecido por “Lei de Gerson”.
Não sei por quanto tempo tal
comercial foi veiculado, o fato é que “o levar vantagem em tudo” ficou
associado a atitudes pouco éticas e morais, como pouco importando o modo de se alcançar
um objetivo, desde que este seja alcançado.
Quero acreditar que não era
intenção da agência, ao criar tal comercial, incentivar a vil cultura da
mesquinharia.
O que isso tudo tem a ver com o filme
comercial da “Promoção escolha fácil Peugeot”? É que ao assisti-lo, fui
remetida ao filme lá de 1976, ou à “Lei do levar vantagem em tudo”, e se
depender das agencias de Propaganda e Marketing, pelo menos da LODUCCA, dificilmente
isso será mudado, pelo contrário será mais arraigada ainda.
Nesse comercial, um entusiasmado
e “inocente” estagiário chega a dois colegas de serviço perguntando se pode
ajudar, um deles incumbe-o de abrir a porta da concessionária e dar bom dia aos
“clientes”. Estes, afoitos com a promoção, simplesmente pisoteiam o rapaz... O
mesmo que deu tal ordem, caçoa dizendo em tom jocoso: “estagiário”. Ao final do
filme, os dois colegas de cócoras ao lado do estagiário estendido no chão,
gemendo, estão simplesmente preocupados com o almoço, pois o que ditou as
ordens ao pobre olha para o outro colega e o convida a ir almoçar.
Este triste filme me remete a
algumas reflexões, a saber:
·
Para o homem que dá a ordem, se ele não for o
chefe, o poder em sua mão é um perigo, pois se mostra um perfeito tirano.
·
O cliente Peugeot pode até ter dinheiro, mas não
tem classe alguma, pois se mostra extremamente mal educado e adepto à “Lei de
levar vantagem em tudo”, afinal entrar numa loja daquela maneira é típico de
gente que não tem um pingo de educação e não está nem aí para com o próximo.
·
Uma gama enorme de trabalhadores, dentre eles
estudantes e estagiários, dificilmente tem poder aquisitivo para comprar um carro
seja ele qual for, menos ainda um Peugeot, mesmo numa promoção “tão
maravilhosa”, mas essa condição não lhes tira a dignidade e o direito ao
respeito.
·
Independentemente da função que um cidadão ocupe
dentro da sociedade, se estagiário, gari, professor, médico, jurista, vereador,
deputado estadual, federal, senador, prefeito, governador ou presidente da
república, não é o seu salário que determina sua honradez e honestidade.
·
Para essa empresa o valor ao ser humano está
atrelado à conta bancária, se esta for alta, o indivíduo é bem tratado, caso
contrário, que seja esmagado.
Ao pesquisar sobre quem responde
pela conta da Peugeot, achei este site: http://www.grupoabc.com/pt/empresas-do-grupo/loducca/,
nele está esse texto: “Criada em julho de 1995, a LODUCCA é hoje uma das 20
maiores agências de publicidade do País. Formada por um grupo de pessoas
apaixonadas, que combinam experiência, talento e energia para ajudar seus
clientes a se relacionar com os consumidores, a LODUCCA é uma agência para quem
quer um olhar novo, dinâmico, profundo e diferente para seus negócios e marcas.
Presidida por Celso Loducca, a agência ainda tem como sócios e vice-presidentes
os profissionais Guga Ketzer, Daniel Chalfon, André Paes de Barros e Ken
Fujioka, além do Grupo abc, o 19º maior grupo de comunicação de marketing do
mundo, segundo o ranking anual Advertising Age. Entre seus clientes estão Ambev, Bayer Schering
Pharma, Bridgestone, BRMalls, Cia. Muller, Epson, FOX, GVT, ibi, Leroy Merlin,
Mabel, MTV, Nextel, Peugeot e Red Bull.”
Mesmo não tendo sido solicitada,
presto aqui uma Consultoria Básica (e gratuita, infelizmente, diga-se de
passagem, afinal não receberei um centavo ao menos por esta dica valiosíssima! Já
que a Loducca ganha milhões para fazer o que faz e a Peugeot a pagou
maravilhosamente bem para fazer o que fez).
Primeiramente à LODUCCA:
Atenção: esse grupo de pessoas
apaixonadas do Loducca precisa rever o conceito de ajuda de relacionamento dos
clientes com seus consumidores urgentemente, ou então está faltando algo na
combinação da experiência, talento e energia, pois para quem quer um olhar
novo, dinâmico, profundo e diferente para seus negócios e marcas, um filme como
esse feito para a promoção da Peugeot, a mim pelo menos, remete-me à
desumanidade do tempo da barbárie. É um completo desserviço à tentativa de se
criar uma nação mais equitativa, educada e que luta contra o bullying.
Acredito que vocês deveriam ler: “Homens
Invisíveis – Relato de uma humilhação social” - Editora Globo - de Fernando
Braga da Costa.
Para a Peugeot:
Tudo bem que vocês saibam e
queiram trabalhar com apenas um seguimento da sociedade, mas levem em conta que
o estagiário de hoje, ridicularizado em seu filme comercial, é um consumidor em
potencial amanhã, além de o sentimento de solidariedade se estender por toda
uma gama de profissionais que se sentem no mesmo patamar daquele cidadão e esse
filme está tendo uma péssima repercussão. A dica de leitura tem a mesma valia.
No caso do comercial estrelado
por Gerson, ele sentiu isso não tão imediatamente, mas no caso de vocês a
internet está dando o retorno imediato para ser corrigida a mensagem e imagem a
fixar no consciente social.
Só mais uma coisinha: somos classificados como animais sim, mas temos um diferencial: a racionalidade. Esse diferencial nos faz saber que para vivermos em sociedade devemos respeitar o próximo como queremos ser respeitados, somente a partir dessa conscientização poderemos nos intitular Ecologicamente Corretos.
Está aí a dica.
Roberta T. Martins
Iguape, 15 de abril de
2012.
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