Semana passada, recebemos a visita da prima Cristina e sua família que moram em Taubaté/SP. Eles nos trouxeram uma lembrança mais que graciosa, que partilho com vocês nesta foto:
É uma escultura em barro (ou argila para quem gosta de francês!), muito delicada e mimosa, com cores de vivacidade e alegria ímpares.
A técnica é descrita como primitiva, pelo fato do barro ser amassado com as próprias mãos, modelados com os dedos, palitos e pequenas facas.
Ainda de acordo com o folder que acompanha a peça, Maria da Conceição Frutuoso Barbosa é considerada uma das primeiras artesãs.
Quem trabalha com este tipo de artesanato na cidade, recebe o nome de "Figureiro."
A história dos "Figureiros de Taubaté" se desenvolve a partir da reprodução de peças natalinas que as famílias mais pobres começaram a produzir com o barro do Rio Itaim, para enfeitar suas casas. A criatividade vem da retratação nessas peças, do cotidiano e da religiosidade popular e rural.
O Brasil é uma riqueza em todos os sentidos, precisamos nos conscientizar disso, e tomar posse do que é nosso de fato e de direito. A partir do momento que valorizarmos o que somos, saberemos desenvolver e usufruir de toda essa riqueza com grande potencial.
Cris, obrigada pela lembrança.
As coisas por aqui ainda estão meio difíceis, mas logo estarão se normalizando.
Bjs e até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário