Existem "zilhões" de passo a passo desse alfineteiro, eu sei, mas quero deixar o meu aqui registrado também.
Esse alfineteiro seria feito de forma simples, até ter visto um no blog
Banana Craft, no qual cortando parte da embalagem era possível ter um compartimento para se guardar miudezas, com isso melhorei e muito o projeto.
Com novo projeto em mãos, recomecei a juntar as tampas dos galões de cinco litros. Sim, recomecei pois havia necessidade de se ter um pedaço dele:
|
"Cortando" o galão |
A melhor maneira que encontrei de cortar o galão na altura necessária foi usando o pirógrafo, já que essa parte é a mais dura.
Se preciso, passa o pirógrafo para acertar as ondulações maiores e depois numa lixa 220 (usei a de para ferro).
Usando a própria tampinha como medida, cota-se um círculo de papelão grosso e cola com cola quente sobre a borda cortada para fazer o acabamento. Como reaproveitei o papelão que havia ganho de minha tia Isabel, não sei informar a gramatura, mas é bem firme.
A próxima etapa é cortar o feltro na cor desejada (1), no caso, usei como medida a tampinha de uma água saborizada. Nesse caso, o feltro não precisa cobrir toda lateral da tampa, basta que dobre um pouco acima do fundo.
Franzir a renda e colar na tampinha do galão (2). Usei cola quente para todo o processo.
Com um pingo de cola quente apenas no fundo da tampa, prender o feltro (3). Apertar bem, para espalhar a cola e o fundo ficar plano.
Colar o feltro na lateral (4). Passei cola no próprio feltro e o apertei contra a tampinha do galão de uma vez só. Achei mais fácil que passar a cola primeiro na tampinha.
Agora é só pegar a fita e fazer o acabemento dessa fase (5). Por isso que o feltro não precisa envolver a tampa toda. Lembrando de fazer coincidir a emenda da fita, no mesmo lugar da emenda da renda.
Com a forminha pronta, é só fazer a massinha para enchê-la.
Bjs e até mais...